A companhia é uma das líderes na América do Sul na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados, exportação de gado vivo, além de atuar no processamento de carne bovina, suína e de aves. A Minerva opera 26 plantas de abate de bovinos, sendo onze localizadas no Brasil, seis no Paraguai, três no Uruguai, cinco na Argentina e uma na Colômbia, com capacidade total de abate de 26.380 cabeças de gado/dia. A Minerva ainda possui uma planta localizada no Brasil para o processamento de proteínas – Minerva Fine Foods. A companhia exporta seus produtos para mais de cem países em cinco continentes, através de treze escritórios comerciais além de operar quatorze centros de distribuição, sendo nove no Brasil, um no Paraguai, um na Colômbia, dois no Chile e outro na Argentina. A Minerva tem as seguintes divisões:
Divisão de Carnes – Atua na produção de carne bovina congelada e resfriada a partir do abate de gado (sendo este adquirido de pecuaristas) nos países em que possui operações (Brasil, Paraguai, Uruguai, Colômbia e Argentina). Além disso, a companhia produz subprodutos como, por exemplo, couros, miúdos, entre outros. Tais produtos são comercializados tanto nos mercados internos destes países quanto no mercado externo.
Divisão Gado Vivo– Desde 2005, a empresa vem atuando na exportação do gado vivo. Os animais são adquiridos de terceiros e embarcados em navios especialmente dedicados a este tipo de atividade.São comercializados principalmente, para países do Oriente Médio e da América do Sul.
Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) Atuação em vários países mitigando assim os riscos de concentração; ii) Liderança na exportação de carne bovina na América do Sul ; iii) Perspectivas positivas para o setor de carnes a nível mundial ; iv) Redução do nível de alavancagem no último exercício, o que levou a boa melhora da sua situação financeira ; v) Conclusão do processo de integração das unidades da JBS adquiridas na Argentina, Paraguai e Uruguai; vi) Retomada da economia brasileira favorecerá as operações da empresa
Em relação aos riscos (pontos negativos), relacionamos os seguintes ; i) Elevado nível de endividamento, principalmente em dólar, o que torna a empresa vulnerável as oscilações bruscas da taxa de câmbio;ii) Desaceleração da economia brasileira e mundial; iii) Oscilação do preço do gado, já que este é parte importante do custo de produção da empresa ; iv) Possíveis barreiras sanitárias no mercado brasileiro, o que afetaria suas exportações.