Bradesco

O Bradesco é um dos maiores bancos do país em termos de ativos, na qual possui uma ampla rede de agências e serviços o que lhe permite ter uma carteira bastante diversificada de clientes. Seus produtos e serviços concentram operações bancárias entre as quais podemos destacar: operações de crédito e captação de depósitos, emissão de cartões de crédito, consórcio, seguros, arrendamento mercantil, cobrança e processamento de pagamentos, planos de previdência complementar, gestão de ativos e serviços de intermediação e corretagem de valores mobiliários. O grupo Bradesco ainda tem atuação de destaque em outros segmentos tais como: seguros, previdência, saúde suplementar, leasing e capitalização, estando entre os maiores players brasileiros nestes segmentos. 

O Bradesco se destaca pela diversificação de áreas de atuação e pelos investimentos em novas linhas de negócios com o objetivo de fazer frente à crescente concorrência por parte dos bancos digitais. A instituição vem ampliando o seu processo de digitalização, buscando a redução de agências físicas e a melhor experiência para o cliente através de um atendimento mais eficiente.

Por outro lado, a competição com as fintechs pode levar a incertezas nas receitas futuras provenientes dos serviços bancários, embora ainda exista diferença relevante na estrutura de capital entre as instituições. Com a crescente oferta de produtos através de aplicativos e com custos reduzidos, os grandes bancos buscam se adequar a essa tendência. Outra divisão que merece destaque é a de seguros, uma importante linha de negócios para a Companhia. Embora não seja o negócio principal do Banco, o segmento tem peso relevante no seu ROAE (Retorno sobre o Patrimônio Líquido). Ele tem apresentado bom potencial de crescimento, tendo em vista o baixo nível de cobertura de riscos existentes.

No final do ano de 2023, a companhia anunciou a troca do seu CEO, além de uma importante movimentação de reestrutura organizacional, visando minimizar a complexidade, reduzindo assim o tempo nas tomadas de decisões facilitando a orientação aos clientes. Além disso, a instituição divulgou ao mercado, no início do ano, o seu plano estratégico para os próximos 5 anos, que visa tornar a Companhia mais rentável e preparada para competir no mercado no curto e no longo prazo.

Quanto aos seus dados históricos temos o seguinte:

No período de 2020 a 2023 o Banco enfretou desafios relevantes entre os quais destacamos:

- Pandemia da COVID-19 (2020)

-  Concorrência crescente com as fintechs

-  Alta inadimplência e provisões (2022 e 2023)

Tais fatores levaram o ROE (Retorno sobre Patrimônio ) a passar de 11,51% em 2020 para 9,38% em 2023.

Conclusão:

Apesar da forte queda das suas ações devido a piora em indicadores como ROE nos últimos anos, o banco tem se esforçado para se reestruturar e adequar a nova realidade do setor com a concorrência das fintechs. No entato apesar de tais esforços, os desafios tendem a permanecer principalmente com o processo de aceleração das taxas de juros o que tende a levar a maior inadimplência. Logo nossa visão é neutra para as ações do banco (BBDC4) por ora.

Disclaimer:

Este relatório foi elaborado de forma autônoma  pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Resolução CVM nº20/2021, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.

Analista responsável: Caio R. Lyra Farme D'Amoed

Papel: icone interrogacao
BBDC3
Cotação: icone interrogacao
10.75 icone historico
Tipo: icone interrogacao
ON
Data última cotação: icone interrogacao
21/01/2025
Empresa: icone interrogacao
Bradesco
Min 52 semanas: icone interrogacao
10.31
Valor de Mercado: (mil) icone interrogacao
114.403.329 icone historico
Max 52 semanas: icone interrogacao
14.52
Nº de Ações: (mil) icone interrogacao
10.642.170.228
Data último balanço: icone interrogacao
30/06/2024
Cotação por proventos icone interrogacao
---- xx ----

Indicadores Fundamentalistas:
P/L: icone interrogacao
7,50 icone historico
Liquidez Corrente: icone interrogacao
0,00 icone historico
P/VPA: .icone interrogacao
0,71 icone historico
ROE: icone interrogacao
9.53 % icone historico
PSR: icone interrogacao
-
Margem Líquida: icone interrogacao
0.00 % icone historico
P/EBIT: icone interrogacao
-
Margem Ebit: icone interrogacao
-- xx -- icone historico
Dividend Yield: icone interrogacao
---- xx ----
Div. Bruta / Patr Liquido: icone interrogacao
-- xx -- icone historico

Dados Balanço Patrimonial - R$ - Mil
Ativo: icone interrogacao
1.650.182.980 icone historico
Div. Bruta: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
Ativo Circulante: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
Patrim. Líquido: icone interrogacao
160.085.640 icone historico
Passivo Circulante: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
Div. Bruta / Patr Liquido: icone interrogacao
0.00 icone historico

Dados demonstrativos de resultados - R$ - Mil
últimos 3 meses últimos 12 meses
Receita Líquida: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
Receita Líquida: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
EBIT: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
EBIT: icone interrogacao
---- xx ---- icone historico
Lucro Líquido: icone interrogacao
4.715.905 icone historico
Lucro Líquido: icone interrogacao
15.251.056 icone historico


Entre em contato conosco