A Azzas 2154 é a maior plataforma multimarcas da América Latina, resultante da combinação de negócios entre a Arezzo&Co e o Grupo SOMA. A Companhia possui diversas marcas do varejo de vestuário, calçados, bolsas e acessórios, como Arezzo, Schutz, Anacapri, Animale, FARM e Hering.
As marcas da Azzas são associadas a um estilo de vida diferenciado e desejado. Contando com amplas linhas de produtos, conseguem alcançar públicos-alvo específicos, atendendo a diferentes ocasiões de uso. O Grupo possui mais de 2 mil lojas e mais de 11 milhões de clientes.
Em 2024 surgiu a Azzas que foi a fusão da Arezzo com o Grupo Soma.
Diante desta fusão, a expectativa é a de destravamento de sinergias entre os dois grupos. Ao longo dos próximos trimestres acreditamos que haverá otimização das estruturas, combinação de processos e vendas cruzadas entre os produtos entre outros benefícios resultantes desta fusão.
Contudo é preciso acompanhar de perto como se dará esta integração, pois as culturas são diferentes e com isso há possibilidade de canibalização entre produtos similares.
Porém a capilaridade entre as marcas e a identidade visual única posiciona o Grupo que o diferencia dos demais concorrentes.
Dito isso vamos a análise dos números dos últimos anos que irá envolver a Arezzo já que este grupo ficou com a maior parte das ações resultante da nova empresa:
No período de 2020 a 2023, a receita da companhia foi de R$ 1,59 bilhões para R$ 4,85 bilhões. Entre os fatores que podem explicar esse grande salto temos: i) Ganhos de market - share ; ii) Política bem sucedida de aumento nos preços ; iii) Em 2020, temos uma base de comparação fraca já que foi o período da pandemia em que o consumo ficou mais reprimido, etc...
O Ebit (Lucro Operacional) teve um crescimento ainda mais expressivo já que registrou R$ 519,8 milhões em 2023 ante R$ 63,0 milhões em 2020. Além dos motivos já citados podem ter contribuído para este forte aumento a melhora no mix de vendas, a redução no nível da capacidade ociosa e a otimização das operações da companhia.
Contudo a dívida bruta passou de R$ 634,2 milhões (2020) para R$ 1,08 bilhões (2023), ou seja, a empresa precisou incorrer em maior financiamento de capital de terceiros para conseguir o salto nos números comentados até aqui. Entretanto a situação financeira da companhia continua bastante confortável já que a dívida bruta representa somente 31,0% do patrimônio líquido da empresa (3T24).
Por último, o lucro líquido também registrara um forte aumento saindo de R$ 48,6 milhões (2020) e indo para R$ 399,4 milhões (2023) pelos motivos já citados que levaram ao aumento da receita e ebit.
A Azzas possui boas perspectivas com a fusão entre Arezzo e o Grupo Soma e além disso seus números apresentaram grande evolução nos últimos anos sem contar que as ações da companhia negociam atualmente a múltiplos bastante atrativos. Logo temos recomendação de COMPRA para as ações da empresa (AZZA3).
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