A Aliansce Sonae é uma empresa brasileira do ramo imobiliário que trabalha principalmente com administração de shoppings, fundada em 2019.
As operações de administração da companhia alcançam as cinco regiões do Brasil, tendo um portfólio composto atualmente por 39 Shoppings
Em matéria de números, isso significa que a empresa comporta mais de 7 mil lojas em suas operações, sendo de fato a maior administradora de Shoppings Centers do Brasil.
Vale destacar que a Aliansce possui uma operação completa, atuando desde o planejamento e desenvolvimento do projeto, até o gerenciamento e operação financeira.
Após a fusão com a BR Malls e a Sonae Sierra Brasil, a Alos (ex- Aliansce) vem demonstrando forte capacidade de gestão em que vem esculpindo seu portfólio através de desinvestimentos em shoppings não core.
Além disso, a empresa vem capturando gradualmente as sinergias com a BR Malls o que pode ser importante olhando a perspectiva de rentabilidade.
No entanto a tendência de alta da selic pode ser um desafio para a empresa devido as maiores dificuldades de vendas de ativos não essenciais e de crescimento da área bruta locável (ABL)
Dito isto vamos a análise dos números dos últimos anos:
Entre 2020 a 2023 a receita da empresa teve forte crescimento na qual passou de R$ 797,6 milhões (2020) para R$ 2,7 bilhões (2023). Diversos podem ter sido os fatores para tamanho crescimento entre eles: i) crescimento inorgânico com as aquisições da Sierra Brasil e BR Malls ; ii) retomada da atividade econômica pos pandemia ; iii) expansão orgânica daqueles shoppings já existentes, etc...
Na mesma base de comparação o Ebit foi para R$ 1,2 bilhão (2023) ante R$ 340,7 milhões (2020) tendo assim algum ganho de eficiência em suas operações que podem ser explicados pelos fatores como: i) venda de ativos não rentáveis ; ii) ganhos de sinergia com as fusões da BR Malls e Sierra Brasil ; iii) maior taxa de ocupação, etc...
Outro ponto positivo é a ausência de dívida onerosa da Allos, ou seja, a empresa foi capaz de crescer com seu próprio caixa sem precisa incorrer em recursos de terceiros para financiar seu crescimento o que representa assim ausência de juros que pressionariam seu resultado final.
Por último seu resultado final teve forte crescimento passando de R$ 169,1 milhões (2020) para R$ 3,4 bilhões (2023). Além dos fatores que impactaram positivamente o resultado da Alos que foram ditos ao longo dessa análise, vale dizer que o setor de shoppings centers em sua apuração de resultado é bastante impactado pela rubrica valor da propriedade dos investimentos, ou mais conhecido como impairment, que tem um efeito não caixa porém colabora significativamente para impactar de forma positiva ou negativa a apuração de cada resultado e que com isso deveriam ser expurgados dessa avaliação sobre a lucratividade da empresa.
Considerando o sucesso da incorporação dos ativos BR Malls e Sierra Brasil ditos ao longo desta análise e que podem ser comprovados pelos números dos últimos anos da empresa temos recomendação de Compra para as ações da Alos (ALOS3).
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