Fundada em 1907, a Alpargatas é referência no setor de calçados e proprietária das marcas Havaianas, Dupé e Rothy's. Além do Brasil e da Colômbia, a Companhia possui operações nos Estados Unidos, na Europa e na China. A Alpargatas possui presença significativa no varejo, atuando através de pontos de vendas próprios ou de distribuidores, especialmente em supermercados e em lojas de calçados. A Companhia possui estratégias distintas para seus produtos Havaianas no Brasil e no mundo, sendo considerada marca fashion nos mercados da Europa.
Em seu mercado de atuação (calçados), a estratégia usada pela Alpargatas (Havianas) é focada na ampliação de mix (linhas premium, colaborações, modelos “fashion”) o que permite assim maior variação de preço (desde itens de entrada até linhas premium) enquanto a concorrente Grendene foca no mix volume + marcas populares com ênfase em custo/eficiência (preços competitivos em modelos mass market).
O setor de calçados já possui certo nível de maturidade tendo em vista que o crescimento esperado anual é de aproximadamente 3-4% para o segmento flip-flops/sandálias (próxima década) a nível global sendo que para o Brasil, entidades do setor (Abicalçados / IEMI) projetam recuperação e crescimento também moderado (casa de 1–4% a.a. dependendo do cenário).
Entre suas vantagens competitivas vale ressaltar a força da marca Havianas que detém alta fidelidade e poder de preço além do seu modelo vertical em que possui fábricas próprias no Brasil o que leva a redução de custos e a maior independência de fornecedores.
Diante disso vamos aos números:
De 2020 a 2024, a receita da companhia cresceu 22,3% o que é baixo pelo período considerado em que foi afetada pelo cenário macro adverso já que houve aumento dos juros a nível mundial encarecendo assim financiamento para consumidores além da superestocagem (estoques altos) em 2022 que causou queda de pedidos nos períodos seguintes.
O Lucro Operacinal (Ebit) teve uma forte queda no mesmo período comparativo passando de R$ 554,7 milhões para somente R$ 203,8 milhões causada principalmente pelos seguintes fatores: i) Impairments e Equivalências patrimoniais negativas; ii) Mix de produto desfavorável e problemas de precificação com a empresa tendo que usar promoções ou campanhas para manter volumes em certos momentos; e iii) Pressão macroeconômica devido a inflação alta que pressionou como custos de insumos, salários, energia e transporte.
Outro ponto negativo foi o aumento substancial de sua dívida para financiar aquisição como a Rothy's que passou de R$ 243,9 milhões para R$ 1,4 bilhões em igual período de comparação. Porém, apesar desse aumento o nível de endividamento da empresa é considerado confortável já que atualmente a dívida bruta representa somente 17,0% do patrimônio líquido da empresa.
Com isso, a Alpargatas passou de lucro líquido de R$ 140,2 milhões em 2020 para R$ 108.0 milhões em 2024 ressaltando que seus resultados vem melhorando nos últimos trimestres devido a: i) Melhora no mix de produtos e menos promoções; ii) Estoques mais equilibrados, com menos rupturas e menor necessidade de promoções para “limpar estoque”; e iii) Redução de custos operacionais e políticas de eficiência
Apesar dos números reprimidos nos últimos anos é importante destacar que a Alpargatas vem melhorando seus resultados nos últimos trimestres o que nos leva a recomendar MANUTENÇÃO por ora para suas ações (ALPA4) já que há incertezas quanto a continuidade da melhora nos seus resultados devido aos impactos das sanções dos EUA no Brasil o que impacta setores como de calçados que possui elevada exportação para o mercado daquele país.
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