A Allos é uma das mais importantes administradoras de shoppings centers do Brasil. A empresa é resultado da fusão, em 2019, da Aliansce e da Sonae Sierra Brasil, que depois se uniu à brMalls em 2023, formando a Allos.
Presente em todas as regiões do País, a companhia possui um portfólio composto por 58 shoppings, presentes em 40 municípios, nas cinco regiões do Brasil. Do total, 47 são shoppings próprios e 11 são administrados de terceiros.
Vale destacar que a Aliansce possui uma operação completa, atuando desde o planejamento e desenvolvimento do projeto, até o gerenciamento e operação financeira.
Após a fusão com a BR Malls e a Sonae Sierra Brasil, a Alos (ex- Aliansce) vem demonstrando forte capacidade de gestão em que vem esculpindo seu portfólio através de desinvestimentos em shoppings não core.
Além disso, a empresa vem capturando gradualmente as sinergias com a BR Malls o que pode ser importante olhando a perspectiva de rentabilidade.
Por último a administradora de shoppings tem procurado expandir seu portfólio de ABL (Área Bruta Locável) via expansão e revitalização de shoppings, aprimorar o “mix” de lojistas através da substituição de lojas menos rentáveis ou com menor desempenho por lojistas com melhor rendimento e marcas mais premium e focar em maior receita de outras vertentes como as receitas de estacionamento, serviços, mídia etc., que tendem a ter margens mais altas,
Dito isto vamos a análise dos números dos últimos anos:
Entre 2020 a 2024 a receita da empresa teve bom crescimento na qual passou de R$ 797,6 milhões (2020) para R$ 2,7 bilhões (2024). Alguns foram os fatores para este crescimento entre eles: i) retomada da atividade econômica pos pandemia ; ii) Reajustes de contratos de locação / correção de aluguéis; iii) Melhorias de mix de lojistas; iv) Alta taxa de ocupação dos shoppings entre outros.
Na mesma base de comparação o Ebit foi para R$ 1,3 bilhão (2024) ante R$ 340,7 milhões (2020) tendo assim ganho de eficiência em suas operações que podem ser explicados pelos fatores como: i) venda de ativos não rentáveis ; ii) ganhos de sinergia com as fusões da BR Malls e Sierra Brasil ; iii) maior taxa de ocupação que permitiu maior diluição dos custos fixos e ; iv) gestão eficiente do “mix” operacional e fornecedores
Outro ponto positivo é a ausência de dívida onerosa da Allos, ou seja, a empresa foi capaz de crescer com seu próprio caixa sem precisa incorrer em recursos de terceiros para financiar seu crescimento o que representa assim ausência de juros que pressionariam seu resultado final.
Por último seu resultado final teve sólido crescimento passando de R$ 169,1 milhões (2020) para R$ 698,5 milhões (2024). Além dos fatores que impactaram positivamente o resultado da Alos que foram ditos ao longo dessa análise, vale dizer que o setor de shoppings centers em sua apuração de resultado é bastante impactado pela rubrica valor da propriedade dos investimentos, ou mais conhecido como impairment, que tem um efeito não caixa porém colabora significativamente para impactar de forma positiva ou negativa a apuração de cada resultado e que com isso deveriam ser expurgados dessa avaliação sobre a lucratividade da empresa.
Apesar do sucesso da incorporação dos ativos BR Malls e Sierra Brasil ditos ao longo desta análise e que podem ser comprovados pelos números dos últimos anos da empresa temos recomendação de Manutenção para as ações da Alos (ALOS3), pois os atuais múltiplos já precificam a tendência da companhia de manter o sólido desempenho nos últimos anos.
Disclaimer:
Este relatório foi elaborado de forma autônoma pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Resolução CVM nº20/2021, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.