A BrasilAgro tem como atividade principal o desenvolvimento de terras agropecuárias. No Brasil é considerada uma das principais do setor em termos de quantidade de terras agricultáveis. Tem como foco de atuação a aquisição, o desenvolvimento a exploração e posterior comercialização de propriedades rurais com potencial agropecuário.
Empresa que possui uma certa oscilação nos seus resultados devido ao principal negócio da mesma que é venda de fazendas e de culturas como soja, milho e cana de açúcar que dependem de variáveis como da conjuntura do mercado internacional.
Segue colocando em prática seu robusto operacional com área cultivada de soja e milho atingindo 108,2 mil hectares no 2T24, porém a cana de açúcar é a maior cultura em termos de toneladas faturadas.
A venda de fazendas é uma parte importante do negócio também sendo que em 2023 foi consumada a fazenda de Jatobá localizada em Jaborandi (BA) na qual fora vendida por R$ 497,9 milhões sendo que fora comprada em 2007 por R$ 70,4 milhões o que resultou numa TIR de 16% a.a. Ainda em 2023 teve a venda da fazenda Araucárias em Mineiros (GO) que teve uma TIR de 14,5% a.a.
Seus principais pontos positivos são: i) Participação em setor que é considerado um dos mais robustos da economia brasileira, o agronegócio ; ii) Portfólio de terras diversificado geograficamente o que minimiza impactos climáticos ; iii) Produção diversificada ; iv) Baixa alavancagem financeira
Já os pontos negativoss são: i) Atuação em um setor cíclico o que por vezes compromete seu resultado operacional ; ii) Riscos meterológicos o que pode prejudicar principalmente a produção de soja ; iii) Os custos de produção vem gradativamente crescendo nos últimos anos ; iv) A maioria das commodities agrícolas é influenciada pelo câmbio o que pode comprometer a receita da empresa em caso de valorização do real.