A Ambev (Companhia de Bebidas da América) é a maior cervejaria da América Latina quando se trata de volume de vendas e uma das maiores fabricantes de cerveja do mundo. A companhia fabrica, distribui, e comercializa cerveja, refrigerantes e outras bebidas não alcoólicas em 18 países das Américas. Atualmente, a empresa possui operações na Antígua, Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Dominica, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Saint Vicent, Uruguai. Suas atividades são controladas pela AB Inbev, considerada a maior cervejaria do mundo e que foi formada pela fusão da belga Interbrew e da Ambev, em 2004. A Ambev conduz suas operações por meio de três unidades de negócios:
América Latina Norte – Inclui as operações no Brasil, onde operam duas divisões: (a) venda de cerveja (‘’ Cerveja Brasil ’’) e (b) venda de refrigerantes e bebidas não alcoólicas e não carbonatadas (‘’ NAB Brasil ‘’), que no passado era designada como ‘RefrigeNanc Brasil’; e (ii) operações na América Central e Caribe, ou CAC, as quais incluem atualmente as operações na República Dominicana, Saint Vicent, Antigua, Dominica, Cuba, Guatemala (que também abastece El Salvador, Honduras e Nicarágua), Barbados e, a desde 2017, Panamá.
América Latina Sul– Inclui as operações na Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Chile e até 31 de dezembro de 2016, Colômbia, Peru e Equador.
Canadá – Representada pelas operações da Labatt Brewing Company Limited, que inclui a produção e comercialização de cerveja no Canadá, um portfólio de marcas de bebidas mistas e cidras, e algumas exportações para o mercado norte-americano.
Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) Portfólio bastante diversificado com a comercialização de várias marcas; ii) Líder no segmento de atuação ; iii) Boa pagadora de proventos ; iv) Sólida situação financeira ; v) Elevada capacidade de barganha com fornecedores; vi) Atuação em segmento com forte barreira de entrada a novos participantes.
Em relação aos riscos (pontos negativos), relacionamos os seguintes ; i) Endividamento em dólar, o que torna a empresa vulnerável as oscilações bruscas da taxa de câmbio;ii) Desaceleração da economia brasileira e dos países em que atua; iii) Parte do custo de produção (aproximadamente 50,0%) está dolarizada ; iv) Perda de market-share nos últimos anos com a mudança de hábito no consumo
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Analista Responsável: Caio R. Lyra Farme d’Amoed - CNPI