A Telefônica Brasil S.A., detentora da marca Vivo, é a maior empresa de telecomunicações do País, líder no segmento móvel. Com um portfólio completo, sua atuação é centrada na prestação de serviços de telecomunicações fixos e móveis em todo o território nacional, contando com serviços de voz, dados móveis, banda larga fixa, ultra banda larga, TV por assinatura, tecnologia da informação e serviços digitais.
No Brasil, a companhia detém aproximadamente 39,0% e 14,0% dos mercados de telefonia móvel e banda larga fixa, sendo assim uma das potenciais consolidadoras do setor de telecomunicações.
Devido a alta concorrência no mercado, a empresa adota como principais estratégias: i) ofertas convergentes (combo fibra + móvel) com descontos para retenção; ii) promoção via apps com preços exclusivos; e iii) ofertas pré-pago agressivas em segmentos sensíveis a preço.
Para o mercado de telecom no Brasil as perspectivas são de crescimento de forma moderada que sera impulsionada por fibra e serviços digitais, tendo em vista que boa parte da população (aproximadamente 88,0%) possui acesso a internet.
Além disso, o setor se caracteriza por necessidade contínua de CAPEX (investimento) devido a novas tecnologias que podem surgir, exigências do governo e concorrência acirrada.
Dito isso vamos aos seus principais números nos últimos anos:
De 2020 a 2024 a receita passou de R$ 43,1 bilhões para 55,8 bilhões crescimento de 23,2% ou aproximadamente 5,8% a.a na qual pode ser considerando bom diante da elevada concorrência e do nível de maturidade que o mercado de atuação da empresa alcançou.
O Ebit saiu de R$ 6,04 bilhões em 2020 e foi para R$ 8,3 bilhões em 2024, ou seja crescimento maior que o da receita (23,2%) havendo ganhos de margens assim, o que pode ser explicado pelos seguintes fatores: i) Aquisição da Oi Móvel em que a compra de parte dos ativos da Oi Móvel (em 2022) reduziu a concorrência e aumentou a base de clientes da Vivo em pós-pago, que tem ARPU (receita média por usuário) mais alto; ii) Crescimento do segmento de fibra óptica (FTTH) já que a margem desse serviço é muito superior à da banda larga tradicional; iii) Digitalização e automação operacional com a empresa investindo fortemente em digitalização de processos, autoatendimento (app Meu Vivo, IA, chatbots) e robotização; e iv) Crescimento da receita de serviços digitais e corporativos (B2B) que possuem margem ebitda superior e não exige tanto CAPEX.
Já a dívida bruta saiu de R$ 13,2 bilhões no ano de 2020 e chegou a R$ 20,7 bilhões em 2024 crescimento sendo maior que receita que pode ser oriundo pelos elevados e contantes investimentos que o setor exige. Entretanto apesar desse aumento o nível de endividamento permanece bastante confortável com a dívida bruta representando somente 30,0% do patrimônio liquido da empresa.
Por último, o lucro líquido teve baixo crescimento nos três anos apurados (2020 - 2024) passando de R$ 4,8 bilhões em 2020 para R$ 5,5 bilhões em 2024 sendo que esta rubrica cresceu menor que as outras o que pode ser explicado pelo aumento no endividamento da empresa conforme frisado acima.
Diante do que foi constatado, temos recomendação de MANUTENÇÃO para as ações da Telefônica Brasil (VIVT3), pois se por um lado as ações da empresa apresentam perspectiva de crescimento apenas próximo da estabilidade pelo outro lado em tempos de crise como o atual investidores procuram empresas de negócios com alta previsibilidade e resiliente como é o caso da companhia.
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