O Magazine Luiza foi fundado em 1957 e hoje é uma Empresa de tecnologia e varejo. Hoje a Firma trabalha para explorar o grande mercado digital brasileiro através de grandes marcas como Magazine Luiza, Netshoes, Zattini, Época Cosméticos, Estante Virtual e Kabum.
Sua estratégia é focada em cinco pilares: (i) Novas Categorias, na qual procura vender tudo que o cliente procura; (ii) Super App, através da qual detém produtos do Magazine Luiza, dos sellers e soluções para pagamentos; (iii) Entrega mais Rápida, operando através dos 23 CDs e buscando transformar as mais de 1.300 lojas físicas em pequenos centros logísticos; (iv) Magalu as Service, em que busca oferecer serviços aos vendedores e (v) Fintech, oferecendo soluções financeiras para clientes e sellers.
Entre 2020 a 2024, a receita da Magazine Luiza saiu de R$ 29,2 bilhões e foi para R$ 38,0 bilhões o que representou um crescimento de 30,1% sendo considerado assim razoável, já que o setor com a digitalização passou por profundas mudanças nos últimos anos entre elas a maior concorrência entre os players.
No mesmo período o Ebit mais do que dobrou, pois em 2024 atingiu aproximadamente R$ 1,8 bilhões ante R$ 748,0 milhões em 2020, comprovando que as mudanças ocorridas na empresa foram bem sucedidas dentre as quais podemos destacar: i) maior otimização das operações ; ii) melhor negociação com fornecedores ; iii) melhora no mix de vendas ; iv) ganhos de sinergia com as empresas adquiridas, etc...
Por outro lado, a dívida bruta da empresa aumentou 172,6% na mesma base comparativa tendo em vista que fechou 2024 em aproximadamente R$ 4,6 bilhões contra cerca de R$ 1,7 bilhões em 2020. Porém apesar desse aumento, o nível de endividamento da companhia está numa situação saudável já que a dívida bruta representa somente 40% do patrimônio líquido da empresa.
Por último, o lucro líquido atingiu R$ 448,7 milhões em 2024 ante R$ 391,7 milhões em 2020 registrando um crescimento assim abaixo das demais rubricas que pode ser explicado pelo forte aumento da dívida combinado com o aumento dos juros nos últimos anos fatores estes que ajudaram a pressionar o resultado final da Magazine Luiza.
Apesar das mudanças promovidas pela companhia nos últimos anos na tentativa de rentabilizar suas operações temos uma recomendação de MANUTENÇÃO para as ações da Magazine Luiza (MGLU3), pois com o atual cenário de juros no Brasil, o resultado a ser entregue pela empresa tende a ficar comprometido.
Disclaimer:
Este relatório foi elaborado de forma autônoma pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Resolução CVM nº20/2021, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.