A M. Dias Branco é líder nacional na fabricação e venda de biscoitos e massas alimentícias, atuando ainda nos segmentos de moagem de trigo, refino de óleo, gorduras, bolos, snacks, margarinas e cremes vegetais, estando presente em todo o território nacional. A Companhia conta com unidades industriais distribuídos em seus diversos centros de comercialização e distribuição. Tal estrutura permite ampla flexibilidade na escolha da melhor planta de produção para atender cada mercado que a empresa atua e contribui para: (i) a redução de custos de transporte até seus clientes; (ii) a agilidade na entrega; (iii) o maior conhecimento e abastecimento regular dos mercados locais; e (iv) maior amplitude do portfólio de produtos. A Companhia tem realizado expansões estratégicas ao longo dos anos, através da construção programada de novas unidades industriais e comerciais espalhadas por todo o País.
Dados de mercado/relatórios setoriais estimam que a M. Dias Branco concentra algo próximo a 30% ou mais do mercado combinado de massas e biscoitos.
Atualmente, a ABIA (Associação Brasileira de Indústria de Alimentos) estima que a indústria de alimentos tenha algo próximo a 10,8% do PIB mostrando um mercado grande e com espaço de crescimento principalmente para empresas como a M Dias Branco que por possuir participação relevante de mercado e estrutura financeira sólida, ou seja, dívida líquida negativa (caixa líquido positivo) tem potencial para fazer novas aquisições sendo assim uma das consolidadoras desse mercado.
Um ponto de atenção é a exposição a variações de preço/fornecimento de commodities principalmente no preço do trigo que somado com a variação cambial já que essa matéria-prima é importada colaborou para resultados trimestrais fracos em alguns períodos.
Dito isto vamos aos números:
De 2020 a 2024 a receita da M Dias Brancos registrou um crescimento de aproximadamente 33,0% que pode ser considerado bom na qual dentre os fatores citamos: i) Crescimento de preços médios; ii) Aumento de volumes vendidos; iii) Aquisições estratégicas; iv) Lançamento de novos produtos / inovação; v) Expansão geográfica e de canais e; vi) Penetração de marcas próprias e regionais consolidadas.
O Lucro Operacional (Ebit) teve crescimento ainda maior na mesma base comparativa passando de R$ 516,8 milhões em 2020 para R$ 972,5 milhões em 2024 levando assim a ganhos de margem que foram impulsionados por: i) Eficiência operacional e liberação de capital de giro; ii) Melhora nos custos e cenário de commodities; iii) Estratégia de precificação / repasse de custos bem sucedida e; iv) Mix de produto mais favorável através da estratégia de subir o mix para linhas “mais premium” ou de maior valor agregado (como adjacências, snacks ou marcas mais rentáveis).
Sobre seu endividamento este permanece controlado, pois apesar do seu aumento de R$ 1,59 bilhões em 2020 para R$ 2,39 bilhões em 2024 o nível de endividamento é considerado baixo já que atualmente a dívida bruta representa somente 22,0% do patrimônio líquido da empresa o que somado com a posição robusta de caixa leva a companhia a ter dívida líquida negativa (caixa líquido positivo).
Porém, apesar do crescimento das margens operacionais, o lucro líquido da M Dias Branco foi fortemente afetado em 2024 por uma provisão de IR/CSLL de R$ 177,2 milhões (tributação sobre subvenções) o que levou - a a registrar naquele ano resultado líquido de R$ 645,9 milhões ante resultado líquido de R$ 763,8 milhões em 2020 que foi afetado ainda pelo aumento do seu endividamento que apesar de estar controlado foi suficiente para limitar a performance do resultado final da empresa.
Apesar dos números divergentes apresentados pela M Dias Branco, nossa recomendação é de COMPRA para suas ações (MDIA3) devido a sua estrutura financeira sólida e posição relevante principalmente no setor de massas e biscoitos o que pode levá-la a aquisições estratégicas dentro desse setor.
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