Atualmente, o BTG Pactual é o maior banco de investimentos da América Latina, possui mais de 7.000 colaboradores e escritórios espalhados pela América do Sul, América do Norte e Europa. O Banco possui uma ampla rede de distribuição e prateleira de serviços financeiros, atendendo clientes internacionais e nacionais, pessoas físicas, investidores institucionais, governos, etc. As receitas geradas pelo banco são derivadas das seguintes áreas de atuação: (i): Investment Banking; (ii): Corporate Lending - Financiamentos, créditos estruturados e empréstimos garantidos a empresas; (iii): Sales and Trading; (iv): Asset Management; (v): Wealth Management; e (vi): Participations.
Entre os diferenciais do banco podemos destacar o seu modelo diversificado através da atuação em várias linhas de receita (crédito, gestão de ativos, wealth management etc.) o que reduz a dependência de um único produto. Além disso, com a entrada no segmento de varejo após a conclusão da compra do Banco Pan em 2021, o BTG Pactual consegue mostrar uma rentabilidade semelhante à dos grandes bancos, mas com potencial de crescimento dos bancos digitais.
Com a tendência de crescimento do financial deepening (aprofundamento financeiro) no Brasil nos próximos anos a instituição será uma das maiores beneficiárias deste crescimento devido a sua atuação exatamente nos pontos onde o aprofundamento financeiro acontece primeiro e ainda pelo fato de possuir escala, marca e relacionamento.
Vale ainda dizer que o banco está bem preparado para se beneficiar do movimento de transformação digital que já vem ocorrendo nos últimos anos devido aos seguintes fatores: i) tecnologia está integrada ao modelo de negócio ; ii) crescimento ocorre com baixo consumo de capital e ; iii) a digitalização reforça (e não destrói) suas vantagens competitivas.
Desde 2021, a rentabilidade do BTG Pactual vem crescendo de forma consistente com o ROE (Retorno sobre Patrimônio líquido) passando de 16,8% (4T21) para 22,4% (3T25) sendo um dos maiores do setor impulsionada por: i) Redução da dependência de receitas intensivas em capital e aumento do peso de receitas de fees e serviços que possuem alta margem e escalam bem com a tecnologia; ii) Digitalização de parte de suas operações que levaram a redução no custo marginal de novos clientes; iii) Maturação do varejo após aquisição do Banco Pan e do wealth e; iv) Gestão de risco conservadora com bom controle da inadimplência e exposição limitada a créditos problemáticos.
A sólida performance do banco nos últimos anos e o seu posicionamento para aproveitar o crescimento do financial deepening no Brasil somada com a transformação digital que vem sendo bem implantada em suas operações o que tende a continuar proporcionando para que a instituição seja uma das maiores beneficiárias deste movimento no setor nos leva a recomendar Compra para as ações do BTG Pactual (BPAC5).
Disclaimer:
Este relatório foi elaborado de forma autônoma pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Resolução CVM nº20/2021, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.