O Bradesco é um dos maiores bancos do país em termos de ativos, na qual possui uma ampla rede de agências e serviços o que lhe permite ter uma carteira bastante diversificada de clientes. Seus produtos e serviços concentram operações bancárias entre as quais podemos destacar: operações de crédito e captação de depósitos, emissão de cartões de crédito, consórcio, seguros, arrendamento mercantil, cobrança e processamento de pagamentos, planos de previdência complementar, gestão de ativos e serviços de intermediação e corretagem de valores mobiliários. O grupo Bradesco ainda tem atuação de destaque em outros segmentos tais como: seguros, previdência, saúde suplementar, leasing e capitalização, estando entre os maiores players brasileiros nestes segmentos.
O Bradesco se destaca pela diversificação de áreas de atuação e pelos investimentos em novas linhas de negócios com o objetivo de fazer frente à crescente concorrência por parte dos bancos digitais. A instituição vem ampliando o seu processo de digitalização, buscando a redução de agências físicas e a melhor experiência para o cliente através de um atendimento mais eficiente.
Apesar de não ser o principal negócio da instituição a divisão de seguros é uma importante linha de negócios para a Companhia já que o segmento tem peso relevante no seu ROE (Retorno sobre o Patrimônio Líquido). Tal negócio tem apresentado bom potencial de crescimento, tendo em vista o baixo nível de cobertura de riscos existentes.
Nos últimos trimestres o banco vem melhorando seu ROE através da redução de agências físicas priorizando o digital e também por meio do foco em operações com garantias e spreads mais saudáveis o que reforça a ideia de que o banco está atravessando um ciclo de recomposição estrutural da margem e da qualidade de crédito.
Quanto aos seus dados históricos temos o seguinte:
Após forte queda no ROE em 2023 o Bradesco vem se esforçando para melhorar esse indicador através de medidas reestruturantes comentadas acima. Com isso o ROE que atingiu a mínima dos últimos anos no 3º trimestre de 2023 ao atingir 9,24% conseguiu no último trimestre do ano atual (3T25) alcançar 13,57%.
As medidas tomadas para melhorar a rentabilidade tem surtido efeito pela instituição conforme análise do ROE destacada nos últimos trimestres. Porém, as ações do banco tiveram uma boa valorização no presente ano (69,84%) o que nos leva a sermos mais conservadores em relação a posicionamento no ativo. Desta forma nossa recomendação é de MANUTENÇÃO para as ações do Bradesco (BBDC4).
Disclaimer:
Este relatório foi elaborado de forma autônoma pelo analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed nos termos da Resolução CVM nº20/2021, Art. 3, inc.I, para uso exclusivo de seus assinantes, não podendo ser reproduzido ou distribuído por qualquer pessoa sem expressa autorização dele. As informações, sugestões e opiniões contidas neste relatório tem como objetivo prover informações e sugestões, assim sendo informamos que o retorno e o risco associado de quaisquer decisões de investimento ou desinvestimento tomadas a partir de suas informações e sugestões, são exclusivamente do cliente ou usuário deste relatório. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, as informações aqui contidas não representam por parte do analista Caio R. Lyra Farme D’Amoed garantia de exatidão das informações prestadas e projeções efetuadas.